Criptograma: Revolução industrial- Primeira fase
A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações econômicas, sociais e culturais que ocorreram em meados do século XVIII e XIX na Europa, principalmente na Inglaterra. A primeira fase desse processo se caracterizou pela transição do sistema artesanal para a manufatura e, posteriormente, para a industrialização.
Durante este período, houve um avanço tecnológico significativo, com a invenção de máquinas a vapor e a mecanização da produção têxtil. A introdução da máquina a vapor, patenteada por James Watt em 1769, foi fundamental para impulsionar a indústria, pois proporcionava uma fonte de energia mais eficiente e confiável.
As fábricas começaram a surgir, concentrando a produção e os trabalhadores em um único local. Isso resultou em um aumento da produtividade e na queda dos preços dos produtos, tornando-os mais acessíveis. No entanto, a Revolução Industrial também teve consequências negativas, como o desemprego dos artesãos que não conseguiam competir com as máquinas e as péssimas condições de trabalho e vida dos operários.
A primeira fase da Revolução Industrial foi marcada ainda pela expansão do capitalismo e pelo crescimento econômico incomparável. Transformou radicalmente a forma como a sociedade se organizava, impulsionando o processo de urbanização e estabelecendo as bases para o mundo moderno.
Conteúdo gerado por Inteligência Artificial (GPT4).
Caso encontre algum erro entre em contato conosco.