Criptograma: Concordância verbal
Concordância verbal é a adequação que se faz entre o sujeito da oração e o verbo com o qual ele se relaciona. Trata-se de uma norma gramatical que deve ser seguida para garantir a correção e clareza na comunicação.
Em regra, o sujeito e o verbo devem concordar em número (singular ou plural) e pessoa (primeira, segunda ou terceira). Por exemplo, se o sujeito está no singular, o verbo deve estar no singular; se o sujeito está no plural, o verbo deve estar no plural.
Existem algumas exceções à regra. A mais comum é quando temos sujeitos compostos, ou seja, formados por mais de um núcleo. Nesse caso, o verbo pode ir para o plural ou concordar com o núcleo mais próximo. Outra exceção ocorre com sujeitos coletivos, que mesmo estando no singular, podem levar o verbo para o plural, quando se quer dar ideia de pluralidade.
Há casos também em que a concordância é feita com o pronome de tratamento usado na oração, e não com o sujeito em si. Isso ocorre porque alguns pronomes de tratamento exigem que o verbo fique na terceira pessoa do plural.
A concordância verbal é fundamental para a construção de frases claras e compreensíveis em português, e seu uso correto demonstra domínio do idioma.
Conteúdo gerado por Inteligência Artificial (GPT4).
Caso encontre algum erro entre em contato conosco.